sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é ser nerd???

A palavra Nerd algumas vezes eh um termo usado associado ao português CDF, um aluno que estuda muito e tira boas notas, mas normalmente pode se dar duas interpretações à palavra Nerd:
termo com conotações pejorativas aplicado a pessoas com inteligência geralmente maior que a média e com alguma dificuldade em se relacionar socialmente.
termo "elogioso" (no sentido de ser meio que ironizando o outro significado) para alguém bem interessado num assunto e que sabe o que é importante e não está nem aí pra rótulos e joguinhos de popularidade.
Com relação à origem do termo, Nerd é um termo que é usado, por exemplo, desde o fim da década de 50 no MIT. Já sua "versão" pejorativa parece ter aparecido na década de 60.
Vou tentar detalhar um pouco mais o "conceito".
Segundo uma definição da Lia (link lá embaixo): "é aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar". Acho que é essa seria um boa definição geral.
Um Nerd não é sempre alguém anti-social (embora muitos sejam), geralmente gosta de computadores (quer trabalhe com eles ou não), videogame e embora muitos tenham a "aprência padrão" de óculos e tal (eu mesmo por exemplo), o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais... tanto faz, tem vários tipos. Não tem um rótulo que dê pra englobar todos.
"Nerds lêem. Nerds pesquisam. Nerds gastam 70% do salário em música. Nerds adquirem conhecimento." Têm um vocabulário maior, ou sabem bastante de história, ou química, ciências em geral ou sei lá mais o que.
Um nerd-padrão (pois como eu disse não dá pra enquadrá-los todos no mesmo saco) tem tesão em conhecer um assunto e em como as coisas funcionam. Geralmente são mais ligados às áreas de ciências e é comum terem desmontado coisas em casa quando pequenos pra ver "o que tinha dentro".
Segundo Paul Graham: "Existe uma forte correlação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Ser esperto parece fazer a pessoa não popular". E eu acho que é bem daí (e do fato de muito nerds terem diferentes graus de dificuldade ou falta de atenção pra relações sociais) que vem a conotação pejorativa.
No geral, um nerd está interessado em fazer o que ele gosta bem. Sua atenção geralmente se volta pra livros ou fenomenos da natureza, não pra festas e moda. Um nerd é um cara empolgado com o que ele gosta!
Bem, eu acho que é mais ou menos isso. :)

4 comentários: